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A proposta do SISTEMA PROENS é oferecer um SUPORTE necessário para facilitar e melhorar a qualidade das avaliações diagnósticas dos alunos do Ensino Fundamental l e ll. Oferecemos uma ORIENTAÇÃO na qual as avaliações são construídas em cima do conhecimento que os alunos já possuem. Isso é de fato essencial para o ponto de partida do planejamento docente.

 

Essa prática tem sido bastante disseminada nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Olhando desta forma, nossa equipe preparou uma base de apoio na qual esta prática atende a todas as áreas do conhecimento, não só se restringindo à Língua Portuguesa e Matemática, sobretudo nas classes de alfabetização. Na realidade o professor se restringe à prática de sondagens com o objetivo de diagnosticar as hipóteses de escrita, e acaba não realizando este procedimento em outras áreas do conhecimento.


Há dois fatores essenciais a serem analisados:

 

  • O primeiro é a insegurança com que o professor tem de que seus alunos não atinjam as habilidades de leitura e escrita, ou seja, se alfabetizam.

  • O outro fator é a falta de subsídios que o professor tem em sua formação no curso de Pedagogia.


Se por um lado temos as pesquisas de Emília Ferrero e Ana Teberosky, que revolucionaram a alfabetização com a psicogênese da Língua Escrita, por outro ainda se está construindo uma forma de compreender como o aluno aprende matemática e desenvolve seu raciocínio.


O autor que nos propõe um novo olhar sobre o ensino de matemática é Vernaud, defendendo a ideia de que, não só é preciso se diagnosticar o que o educando já sabe, como acolher as diferentes estratégias por ele adotadas.


Por fim, ao pensarmos em Projetos de Trabalho, é importante que o professor faça um levantamento prévio daquilo que seus alunos sabem sobre o tema para que tenha parâmetros de como estruturar sua ação pedagógica e definir as etapas do Projeto.

 

Mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim, estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a serem alcançados.

 

Se o professor do primeiro ano pensar que precisa começar por apresentar os numerais de 0 a 9, certamente se surpreenderá ao descobrir que alguns alunos já conhecem numerais até 100, 500, etc.

 

Olhando desta forma, criamos um condição que irá de encontro com as propostas da equipe do corpo DOCENTE de sua escola.  Preparamos uma BASE de apoio que facilitará os pontos mais importantes da  avaliação.

 

O SISTEMA DE ENSINO PROENS dispõe de uma plataforma de avaliação de aprendizagem que permite detectar o aprendizado (ou sua ausência) dos alunos tendo por base o diagnóstico de suas competências/habilidades, utilizando descritores/distratores elaborados com base nas Matrizes de Referência da Prova Brasil (elaborada pelo MEC – Ministério da Educação). Por meio de relatórios detalhados e devolutivas, é possível fornecer aos professores indicadores que permitam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, contribuindo para avançar nos índices oficiais de avaliação. A avaliação pode ser feita totalmente no ambiente digital ou por meio de materiais gráficos impressos personalizados.

         Muito além da classificação de alunos, a avaliação deve fornecer dados para a melhoria do aprendizado, identificando problemas e proporcionando ao professor elementos que permitam reposicionar sua prática pedagógica. Este simples procedimento qualificará muito seu trabalho.

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